Foto: Agência Senado
Por iniciativa do senador Paulo Davim(foto), o Senado Federal realiza na próxima segunda-feira(19) sessão especial para marcar a passagem dos 21 anos de criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Sistema Único de Saúde foi criado pela Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, com o objetivo de propiciar o acesso aos serviços de saúde a toda população brasileira.
Paulo Davim ressalta que antes do SUS a assistência médica ficava restrita aos empregados que contribuíssem com a previdência social, por meio do Inamps.
“Atualmente fazem parte do SUS centros e postos de saúde, hospitais - incluindo os universitários - laboratórios, hemocentros, serviços de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, vigilância ambiental além de fundações e institutos de pesquisa”, enfatiza o senador do PV.
“O SUS é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo”, complementa Davim.
A homenagem ocorre num momento em que o Congresso Nacional e a sociedade se mobilizam em torno da questão do financiamento da saúde no Brasil.
É o que está em jogo no exame do projeto (PLP 306/2008, na Câmara, e PLS 121/2007, no Senado) que regulamenta a Emenda 29.
Nenhum comentário:
Postar um comentário